Matéria para site do TRE catarinense
Descrição
O dia 23 de abril é marcado pela comemoração do Dia Mundial do Livro, data escolhida na XXVIII Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no ano de 1995, para celebrar o livro, incentivar a leitura e homenagear autores, leitores e editores.
E é com este mesmo objetivo que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) mantém sua biblioteca, atualmente sediada no prédio da Sede do órgão em um espaço amplo, moderno, aconchegante e com ambientes voltados ao atendimento das demandas das diversas unidades da Secretaria do Tribunal, além dos membros da Corte, servidores, estagiários e o público externo.
O maior objetivo da biblioteca é manter o acervo de obras bibliográficas atualizado e organizado, promovendo a democratização do conhecimento e incentivando o hábito da leitura.
“O acervo da biblioteca do TRE-SC conta atualmente com cerca de 4.500 livros e 1.000 periódicos, de diversas áreas do conhecimento”, explica o chefe da Seção de Legislação, Jurisprudência e Biblioteca, Rafael Bez Claumann. São itens de diversas áreas do conhecimento, em especial direito eleitoral, constitucional, administrativo e processual civil, além de ciência política.
Uma história de respeito pelo conhecimento
A primeira biblioteca foi instalada em 1949, na primeira Sede do TRE-SC, e abrigava livros doados pelos membros da Corte, em especial pelo Desembargador José Rocha Ferreira Bastos, que doou parte de seu acervo pessoal.
Em homenagem, a biblioteca leva o nome do magistrado até os dias atuais.
Com a mudança da Sede para a rua Tenente Silveira, em 1978, a biblioteca ganhou um espaço único, propício para a ampliação do seu acervo. Em 2018, já no prédio da rua Esteves Júnior, a biblioteca foi reformada, ganhando um ambiente de estudos e uma sala para realização de reuniões e videoconferências.
Formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina/Unisul, traz em sua bagagem profissional trabalhos em rádio e tv, onde adquiriu experiência como locutora, produtora e roteirista. Como assessora de comunicação e imprensa atendeu e desenvolveu projetos para empresas de diferentes segmentos – advocacia, indústria, comércio, prestação de serviço e atividades culturais. É certificada pela Universidade Rock Content como especialista em produção de conteúdo, e atua na área atendendo clientes de diversas áreas. Apaixonada por contar histórias, Manu Pinheiro tem em seu currículo a criação do mini curso “Redação Criativa sem Segredos”. É, também, autora dos livros 'Cale-se – a MPB e a ditadura militar' e 'Berbigão do Boca – História, Gastronomia e Carnaval em Florianópolis'.